In Cosmetics Latin America 2019

by - setembro 18, 2019

Um olhar sobre o setor de beleza e a In- Cosmetics Latin America 2019



O setor cosmético movimenta cerca de US$ 500 bilhões no mundo.  O Brasil é o 4º mercado mundial e tem expectativa de um crescimento nominal de vendas de 4,1%, faturando R$ 50,43 bilhões em 2019. Nada mal para um país que ainda enfrenta as consequências da grave crise econômica dos últimos anos.

Por esses números dá para entender, por que vale a pena investir ou trabalhar com esse setor, mas você sabe como é feito um cosmético?  E o que é preciso para ele chegar ao mercado?

Em primeiro lugar, vale lembrar que a indústria 4.0 e a automação de processos avança continuamente nas indústrias brasileiras, inclusive na cosmética.

Parcerias entre fabricantes e indústrias de tecnologia vem ocorrendo e a tecnologia de inteligência artificial e robótica colaborativa já faz parte dessa realidade. Através delas é possível otimizar as etapas de produção, diminuir os custos, aumentar sua flexibilidade e propiciar maior assertividade na qualidade do produto.

Em um setor com tamanha importância, onde a busca por inovação é constante, o desenvolvimento de matérias-primas acontece por meio de estudos e anos de pesquisa e são importantes molas propulsoras no ciclo anual de inovação.

Para conhecer mais sobre as inovações do setor cosmético está acontecendo em São Paulo, a In-Cosmetics Latin America 2019, reunindo entre expositores, palestrantes e visitantes, os principais players do mercado de tecnologia cosmética - matéria-prima, embalagens, máquinas, fragrâncias, serviços e terceirização a fim de fomentar e ampliar o setor.

Porém, mais do que um evento que apresenta novos insumos ao mercado, o visitante também encontra as melhores opções para a criação de um novo produto, pois somente em um local que reúne todos os segmentos do setor, é possível ter uma visão 360° e, através dessa visão, conhecer as soluções e tendências de cada um deles.

 Falando de Tendências

A Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgam todo ano um caderno de tendências para nortear o setor.

No “Caderno de Tendências 2019-2020”, a beleza com foco em ingredientes de origem natural – a naturalidade - está em alta e que esse segmento cresce entre 8% e 25% ao ano no mundo todo, graças à demanda dos consumidores por esse tipo de produto com melhor desempenho.

Outra tendência é a busca maior de cuidados com a aparência de uma forma mais preventiva, comparado ao que era no passado, para garantir uma beleza mais natural, sem no entanto, abrir mão da praticidade dos produtos industrializados.

Também já despontam no mercado, os produtos com fluidez de gênero, uma outra tendência que deve ganhar muita força em diversos setores nos próximos anos. Mais do que uma evolução do produto compartilhado/unissex, produtos sem definição de gênero surgem na esteira do crescimento do conceito genderless ou agender, mostrando que a definição do gênero do consumidor não tem importância, vale o que o produto provoca nele.

Aliás, essa possibilidade é o que realmente encanta as gerações millennial e Z – consumidores que buscam por exclusividade e libertação de estereótipos.

Além destas tendências, produtos de beleza direcionados ao público masculino seguem em alta, uma informação corroborada pelo levantamento recente da Euromonitor International que mostra que 43% dos brasileiros se consideram supervaidosos e 54% deles frequentam regularmente salões de beleza ou barbearias.

Abihpec e Sebrae, afirmam no “Caderno de Tendências 2019-2020” que o mercado de cuidados pessoais masculino no Brasil passe de US$ 6,7 bilhões até 2019, ao alcançar este patamar, o Brasil se torna o maior mercado desse setor no mundo, deixando os Estados Unidos em 2º lugar.

A FEIRA

Em sua 6º edição, a In- Cosmetics é um centro de negócios, inovação e atualização para profissionais da indústria de beleza e cuidados pessoais de toda a América Latina, reunindo as maiores empresas do setor em busca de insights e ingredientes para a formulação de produtos para um consumidor cada vez mais exigente e consciente.

O evento recebe os principais fornecedores de ingredientes para cuidados pessoais do mundo: fabricantes de matérias-primas e ingredientes, distribuidores e fabricantes de matérias-primas, distribuidores, prestadores de serviços, e casas de fragrâncias.

A feira também oferece um Programa Educacional, Workshops, Conferência CASIC: Regulamentação, Seminários Técnicos, Tendências de mercado, Innovation Zone – com demonstrações interativas de produtos e o Mintel Live Demonstrations 2019 - área que traz as apresentações ao vivo da Mintel sobre Como o Estado de Espírito Influencia na Beleza e também Tendências Naturais dos Produtos. Os participantes também terão a oportunidade de interagir com alguns dos produtos cosméticos mais inovadores do mundo em cuidados com os cabelos, cuidados com a pele e cores.


UM OLHAR SOBRE UMA GRANDE INDÚSTRIA COSMÉTICA.

Sabe uma empresa idônea, preocupada com a sustentabilidade, ética e que dá gosto de trabalhar. Essa é a Lubrizol.



A multinacional americana presente em mais de 100 países apresenta para o mercado cosmético a nova Lubrizol Life Science na in-Cosmetics 2019.

A empresa que vem agitando o mercado com novas aquisições e diversos lançamentos, divulga seu novo posicionamento de marca, com reorganização de suas linhas de negócios de Personal, Health e Home Care, integrando-as sob o novo branding: Lubrizol Life Science e os sub-segmentos de Beauty, Health e Home, ou seja, uma empresa focada em proporcionar o melhor para seu consumidor.



Prova disto, são suas iniciativas para fornecer ao setor, produtos cada vez mais naturais, que reduzem o impacto ambiental e são assegurados com renomadas certificações.
Seus lançamentos trazem novos ativos e ingredientes funcionais que por suas características únicas trazem tecnologia e inovação para o mercado de Beauty:

Entre eles destaca-se o DAWNERGY ™ um novo “despertador celular” que atua na fadiga e envelhecimento cutâneo deixando a pele mais luminosa, saudável e rejuvenescida, trazendo uma chamada de despertar energizante.

Como funciona? Revitaliza a pele, mesmo com sono reduzido,  deixando esta mais radiante e rejuvenescida, mesmo sob circunstâncias de fadiga, melhorando visivelmente a aparência das rugas e a luminosidade da pele. Já pensou em um produto com essas características. Incrível, né?!

Outro produto surpreendente é o STEVISSE™ - um  ingrediente vegan-friendly produzido a partir do extrato de folhas de stevia orgânica, por meio da tecnologia de extração subcrítica de água Phenobio™. Possui mecanismo de rejuvenescimento que minimiza o aparecimento de rugas. Este ativo – é assim que é chamado a matéria-prima pra cosmético - pode ser incorporado em formulações faciais para retardar o processo de envelhecimento, minimizando o aparecimento de rugas, e é ideal para formulações anti-aging orgânicas e veganas, sem deixar de lado o cuidado com o planeta.


E o que falar do AlgaPūr™ -  um óleo de algas único extraído através da biofermentação de microalgas derivadas da cana de açúcar, considerado um ingrediente emoliente versátil para atender às demandas dos consumidores por produtos sustentáveis, rastreáveis e de alto desempenho.

Este ativo dá excelente hidratação e tem produção altamente sustentável, sem óleo de palma e com baixo índice de geração de carbono;

Falando de cabelos e cachos, temos o Fixate™ Keratin The Perfect Wave – que é um tratamento capilar com ativação térmica branda para cabelos cacheados. O produto é livre de formaldeído ou ácido glioxílico, contribuindo para a redução e controle de frizz, o que propicia cachos mais bonitos, saudáveis e definidos, apresentando efeito progressivo nas múltiplas aplicações em testes de resistência e definição dos cachos com longa duração, mantendo a beleza, maleabilidade e balanço do cabelo cacheado.

O produto devolve a beleza natural dos cachos, e apoia os consumidores na fase de transição capilar, ou seja, ajuda muita a consumidora na busca por um cabelo mais natural, livre de química destrutivas e mais saudável.


 Que investir no setor cosmético? Conhecer e trabalhar com cosméticos?

Ainda dá tempo de visitar: A In-Cosmetics Latin America 2019 acontece no Expo Center Norte, São Paulo e vai até amanhã.




 Endereço

Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
CEP: 02055-000 - São Paulo / SP - BRASIL
Horários de abertura

4ª feira, 18 de setembro 2019: 10:00–19:00
5ª feira, 19 de setembro 2019: 10:00–19:00

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