De volta aos anos 80 e 90 – Curiosidades interessantes para os saudosistas e para os atuais jovens


Recordar é viver e no meu caso e da minha esposa (como de muitas pessoas), somos estamos no meio termos entre os 40 e 50 anos, nossa infância, adolescência e juventude, foram nos anos 80 e 90, décadas marcantes para muitos de nós (nesta faixa etária). Esta propaganda da Renaud, ambientada no desenho caverna do dragão, além de ser muito criativa, me remeteu a minha infância e adolescência, onde assisti muito a este desenho, onde como uma saudosista, resolvi compartilhar com vocês 05 momentos e fatos desta época.

Agendas e Papel Carta – Me perdoem as damas, mas que garotas, adolescentes e jovens, não utilizavam agendas ou mesmo papel carta colorido (febre da época) para contar como foi seu dia, passeios, namoros, brigas, decepções, entre outros. Hoje utilizamos Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram, blog, etc.



Moda – Nós homens, adorávamos a moda Surf, camisas estilo havaianas, camisas de Surf coloridas (Verde limão, amarelo, reluzentes, rs...), já as garotas, usavam mini saias jeans, shorts e calças bags. Ter um tênis Nike ou Adidas ou roupa do fórum era sinal de status, hoje é o iPhone. (Não vou postar fotos de moda da época por questões de direito de imagem).

Tecnologia - Atari – Com as tecnologias atuais, e impressionantes a experiência e realidade que muitos jogos permitem, assim como os atuais console de videogames, com resoluções de imagem e realidade virtual, perfeitas e fantástica. Mas este mercado, teve seu primeiro boom, nas décadas 80 e 90, com o Odyssey e depois ainda mais com o Atari, quem analisa hoje, imagina como era possível se divertir com os jogos eletrônicos da época, porém, me diverti muito com meu Atari e os jogos como Enduro, River Raid, Frostbitt, Pitfall, ou no horário do almoço ou mesmo terminando o serviço de office boy mais cedo, matando o resto do dia nos fliperamas da vida, jogando Street Fighter.





Programas de TV e Desenhos – Naquela época quem não assistiu ao Show da Xuxa ou mesmo a Angélica na extinta TV manchete, assistimos desenhos como Little People, Ursinhos Carinhosos (garotas), no meu caso clássico, como é o caso da caverna do Dragão, Pica Pau, Pernalonga, entre outros e um contemporâneo que faz sucesso até hoje, mas começou na entre a década de 80 e 90 que é Dragon Ball e move milhares de fãs até hoje.



Política – Hoje muitos dos direitos, que hoje temos, principalmente de manifestação, direito de expressão, greve, liberdade de imprensa, direito de ir e vir, direito a voto, que hoje achamos comuns e são garantidos por lei, não eram permitidos e os primeiros grandes movimentos por direitos, ocorreram no Brasil nesta época, que foi o movimento diretas já.

Instagram