Raciocínio lógico – Ajuda na concentração e memória


CONHEÇA O RESULTADO DOS NOSSOS DESAFIOS NO FINAL DO TEXTO





Trabalhar e manter a forma do cérebro é fundamental e primordial, a fim de ampliarmos nossa capacidade de pensar, às vezes nos preocupamos muito em cuidar dos outros músculos do corpo e esquecemos desta parte fundamental que controla nosso corpo (cérebro). Obviamente esse fator influencia muito nos desempenhos de metas pessoais (exemplo: vestibular) ou no desempenho profissional e pode determinar o alcance de melhores metas pessoais ou mesmo propostas de trabalhos.

Ponto de Vista Profissional


Atualmente as empresas procuram para seus quadros profissionais, colaboradores preparados a lidar com diversas situações e que sejam capazes de resolver problemas inusitados, simples ou mesmo complicados, no menor prazo possível (forma rápida) e de forma prática e objetiva. De um modo geral, as empresas, apreciam candidatos que conseguem pensar rápido e sugerir soluções consistentes e objetivas. Independentemente de sua área de atuação, pensar e raciocinar de forma lógica são vistos como competências diferenciadas.

Vale observar que no exercício de sua profissão, o raciocínio lógico é fundamental, ajudando a melhorar o seu poder de argumentação, persuasão e até mesmo na construção da crítica construtiva. O raciocínio lógico, ajuda a torná-lo mais preparado e elaborar estratégias sólidas, práticas e objetivas, a fim de atingir os seus públicos de interesse.


Ponto de Vista Pessoal

No geral (população), o raciocínio lógico pode propiciar a identificação de propagandas enganosas, os textos/discursos dúbios ou mal-intencionados de políticos e também as notícias tendenciosas ou fake News.

Hoje muitos vestibulares, estimulam seus alunos a realizarem em casa ou mesmo na sala de aula, com cação palavras, testes de lógica (às vezes simples, como o que destacamos no blog), caça palavras, cubo mágico, entre outros, além de muitas vezes divertidos, estas atividades ajudam no foco, acalmam e estimulam o seu raciocínio ágil, objetivo, mantendo a mente focada.


Visto e diante da importância de exercitar o cérebro e mantê-lo na ativa, surge uma grande reflexão: paramos para pensar se realmente tem valorizado o nosso cérebro? Será mesmo que já imaginamos o quanto ele já fez e faz por cada um e para o alcance de nossos objetivos? Uma excelente forma de valorizarmos este tão importante órgão, para qualquer ser humano é exercitá-lo constantemente.
Atividades que melhoram o desempenho cérebro


A prática de atividades e exercícios, ajuda e evita o surgimento de problemas relacionados a falta de concentração e de memória. Propiciam um aumento da capacidade de atenção dos indivíduos, ao qual podem ser realizadas como lazer no dia a dia. Veja abaixo algumas pratica e atividades que podem ajudar:


Exercícios Físicos

Exercitar o corpo também faz parte do cuidado com a mente A atividade física é fundamental para aumentar o fluxo de oxigênio no cérebro e expandir a resistência dos neurônios, diminuindo riscos ou surgimento de doenças crônico-degenerativas, além de estimular a agilidade e a disposição na execução de tarefas.


Jogos de Tabuleiros


É uma excelente forma de interagir com a família e amigos, além de ajudar a estimular o pensamento estratégico e a capacidade de analisar as intenções do oponente.


Jogos como War, estimulam o seu lado estratégico e de montar planos de ação, o xadrez, por exemplo, envolve bastante conteúdo matemático e que pode ser muito útil para aumentar a sua agilidade de lidar com números no trabalho.


Cubo Mágico


O cubo mágico é uma das aplicações práticas da Matemática. Ele estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo da criatividade com o planejamento de estratégias para conseguir alinhar as cores rapidamente. Muitas pessoas tem pavor dos quadradinhos do cubo mágico, essa peça pode ser fundamental para melhorar a sua capacidade de raciocínio.


Por se tratar de um quebra-cabeça tridimensional exige concentração, memória e raciocínio matemático, trabalhando com questões importantes para melhorar o desempenho da mente.


Leitura


O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento. A leitura é fundamental e desperta a atenção para os detalhes. Ao realizar a leitura de um livro, por exemplo, durante o desenrolar da sua história, surgem as hipóteses e conclusões, que proporcionam a construção de um raciocínio dedutivo. Trabalhando a concentração e exigindo esforço da memória.


Fazer contas de cabeça


Na vida adulta, a calculadora acaba se tornando um objeto aparentemente inevitável. E muitas vezes por esta praticidade do dia a dia, esquecemos que uma das mais complexas máquina de cálculo que existe é o nosso cérebro, e não temo o costume de utilizá-lo. Sempre que surgir uma nova conta pode deixar o seu cérebro “enferrujado”, ajudar. Manter a sua mente ativa e pronta para fazer os cálculos necessários durante o dia a dia é importante.


Gostou do nosso texto e das dicas? Então é só colocar em prática, exercitar o seu cérebro e se torne um profissional mais preparado para lidar com os desafios do mercado de trabalho e ou um estudante pronto a enfrentar o desafio do vestibular ou seja uma pessoa com raciocínio estratégico e rápido, onde o importante é sempre manter o seu cérebro ativo.



Resultado do desafio II



Resultado do desafio I





Onde chegamos a este resultado o nosso desafio é um misto de atenção, foco, pegadinha e utiliza também uma regra matemática. O desafio equivale a: moto + carro x caminhão = ?A Fim de solucionarmos o desafio, temos que analisar as linhas anteriores e ver a equivalência dada a cada item em números, neste caso, o caminhão é igual a 10, o corro igual á 5 e duas motos igual a 2, tendo ciência destes números, começamos uma equação matemática simples, onde temos que usar regras básicas de matemática onde a multiplicação vem antes da adição, neste caso, se tenho um carro X por um caminhão, chegou a 50 (conforme equivalência citadas carro = 5 e caminhão igual a 10, onde 5 x 10 = 50), Agora que chegamos ao número final da multiplicação, iremos somar ao número equivalente da moto para chegarmos ao resultado. Alguns acabam se esquecendo da regra matemática, enquanto outros acabam errando por não focarem, nas figuras anteriores temos sempre duas motos que equivalem ao número 2, porém, na linha de deságio é apenas um moto (individual), portanto o número equivalente seria 1. Neste caso chegamos ao resultado de 51, ou seja, 1+ (5X10) = 1 + 50 = 51. Espero que tenham gostado do nosso desafio (brincadeira) e também do texto acima, que é importante para todos nós.

A Sonharteira é nossa parceira do blog "Por uma vida muito melhor". Aproveite para conhecer o blog que contém muitas ideias para mulheres empreendedoras.  Vamos adorar a sua visita!!!

Para ter ideias de tendências, bem-estar e vida plena, acesse nossas redes sociais:

Pinterest

Instagram
Facebook

Instagram