Mindfulness – um encontro com você mesmo...

by - março 08, 2019

Imagem por dimitrisvetsikas1969 na Pixabay

Empreender em você também é parar e analisar o que é sua vida hoje, o que está deixando para trás e quais sonhos não está realizando... empreender em você é Mindfulness!!

Mas você sabe o que é isso e a dimensão que este conceito pode trazer para sua vida?

Este é um tema que abordaremos muito em bem-estar, pois diz respeito a duas bases do ser humano pleno e realizado que são autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.


Mas o que é Mindfulness???


Imagem por Foundry na Pixabay

Simplificando é a capacidade de você se conectar com a sua vida no PRESENTE. 

A ideia principal é ensinar a ter foco no presente ao invés de ter foco nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado. 


Em um estudo publicado na Science, pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) apontam que em 46,9% do tempo não prestamos atenção no que fazemos. A mente viaja e isso faz mal. Os dados apontam que somos mais alegres quando nossas ações e pensamentos se alinham.



O ser humano pensa no que vai ser, como vai resolver, vive no futuro ou no passado... porque foi, como foi, porque fiz, porque agi assim e não de outra maneira... enfim esquece o aqui...o agora e não vive de verdade. 

Ao não viver de verdade deixa para trás experiências importantíssimas, o que leva ao stress e vários problemas de ansiedade.

É isso mesmo, Mindfulness é a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente, só ele.


Qual o sabor da comida que você comeu? Você ingeriu rápido ou devagar? Qual sua cor, como era sua textura e o cheiro? Você a saboreou, consegue lembrar? E o ambiente em que você estava? Qual era seu cheiro, sua energia, a música que tocava????



Traduzido para o português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena” para atingir o estado de mindfulness, utiliza-se principalmente técnicas de meditação. Tudo com a ajuda da respiração. E ter atenção plena, é deixar de fazer as coisas no modo automático e começar a notá-las, conseguindo fazer escolhas melhores e mais saudáveis



Para isso, você deve se concentrar,  e essa é a chave, desenvolver a concentração.


Imagem por leninscape na Pixabay



Concentre-se durante um tempo, em determinada situação ou em algo, como um objeto ou até mesmo nas reações de seu corpo como a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.

Mas não vale, pensar ou julgar ou indagar ou conjecturar. O segredo, O GRANDE SEGREDO é que neste exercício de meditação, a concentração deve ser “plena”, sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observado. 

É simplesmente “viver o momento presente” daquela situação ou coisa.

Tente, é libertador.


É tão bom que hoje a prática é estudada e utilizada pela medicina e psicologia comportamental como parte de uma série de programas que auxiliam pessoas com dificuldade de concentração ou que enfrentam situações de estresse. 

Você pode exercer a meditação mindfulness ao fazer meditação guiada, meditação diaria, meditação ansiedade ou meditação para relaxar, por exemplo.

E não para por aí, já estão comprovados os incríveis benefícios que oferece, como aumento da criatividade, foco, produtividade, autocontrole, da memória e da rapidez em obter respostas, entre outros.



Bom, e depois de colocar esta sábia experiência em sua vida e tornar o seu presente melhor, vale lembrar que na verdade para alcançar a realização temos que entender que cada pessoa, sábia que é em sua essência, caminha no seu próprio tempo e espaço, respeitando aquilo que é como ser humano e cada uma de suas particularidades, rumo a uma existência plena, feliz e permeada por escolhas que transformam sua vida naquilo que é o mais importante, o equilíbrio entre corpo, mente, emoções e sentimentos e, a incrível dimensão espiritual de suas vidas.



Isto é Mindfulness!

Imagem por cheifyc na Pixabay

Quer praticar?

Comece com este exercício simples e aguarde outros posts com mais algumas técnicas.

Exercício:


Ao acordar preste atenção em como você está. Qual sua posição, o que sente, quais são os aromas e a sensação do seu corpo, como está sua respiração e a luz, no porquê é importante estar ali... 



Não vale pegar no celular, nem acender a luz ou se distrair.

Na verdade é muito importante abrir mão de julgamentos, aceitar as situações como são, reconhecer a realidade e desenvolver curiosidade pela experiência, vale a pena tentar.


Para te ajudar a conhecer mais

Se você se interessou pelo tema, acesse um dos termos abaixo e terá muita mais informação: meditação, meditação guiada, meditação mindfulness, meditação diaria, meditação ansiedade, meditação para relaxar, atenção plena meditação, atenção plena mindfulness livro, mindfulness meditação, mindfulness ansiedade, mindfulness meditação guiada, mindfulness curso, mindfulness livro, mindfulness exercícios, mindfulness para iniciantes, mindfulness livro,

Mindfulness o que é

Para conhecer mais sobre Mindfulness e ter ideias sobre tendências, bem-estar e vida plena, acesse nossas redes sociais.








You May Also Like

0 comments

Adoraremos saber sua opinião!