O seu consumidor é a chave para seu sucesso....

by - abril 08, 2019



Não importa a maneira de empreender. Um ponto você tem em comum com qualquer pessoa que trabalha ou oferece produtos e serviços.... todos tem um consumidor



E ele, o seu consumidor ou cliente é a chave de seu sucesso ou de seu RETUMBANTE fracasso. 



Assim mesmo, RETUMBANTE escrito em letras grandes para você entender a importância do consumidor na sua vida e no seu negócio, seja ele de que tamanho for. 

Hoje, existem pessoas especializadas em entender o comportamento do consumidor e isso é muito bom, pois ajuda e muito na hora de tomar decisões. 

Para entender o comportamento de seu consumidor, é preciso entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços e como elas escolhem uma marca, encontrando oportunidades para aumentar suas vendas. 

Outro ponto é entender quais são fatores que influenciam a decisão de compra do seu cliente. 

O comportamento do consumidor trabalha para entender quais os fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. E é muito importante principalmente depois que a compra na Internet ganhou peso. Afinal, o consumidor obtém muitas informações relevantes, que influenciam diretamente na sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja ou serviço que será prestado. 

E quais os fatores que influenciam o comportamento do consumidor? 

A Classe social... 

Você precisa saber que o comportamento da classe C está cada vez mais semelhante ao das classes A e B, onde consumidores cada vez mais exigentes, buscam produtos de qualidade e duradouros. A diferença é que a classe C adora promoções e compras parceladas. 

Por isso, é fundamental saber qual a renda média dos seus clientes ou de onde seu comércio está inserido. 

Com estas informações em mãos, defina o preço do seu produto ou serviço, quais os meios de pagamento que pode disponibilizar e as promoções que pode fazer, entre inúmeras outras ações. 

Idades diferentes, públicos diferentes, produtos diferentes... 

Você sabia que bebês, crianças, jovens, adultos e idosos têm comportamento de compra completamente diferente uns dos outros? E que a comunicação, a divulgação, a identidade visual e demais ações devem acompanhar esta realidade?

Alguns produtos vêm com logo e identidade visual própria para o público a quem se destina. Eles são bem fáceis de entender se são destinados para jovens ou adultos, por exemplo. Outros, podem se destinar a todas as faixas etárias e tem comunicação mais ampla que serve para todos os públicos. 

Mesmo assim, os fatores que pesam na escolha por um determinado produto podem ser bem diferentes entre jovens e adultos, então leve em conta também. 

Offline, online e mobile... 

Essa é uma grande diferença na atualidade e que deve ser levada em conta. 

O consumidor offline é o antiquado, e não falamos isso de forma ruim.... este é o consumidor que não se adapta às novas tecnologias e tem o hábito de ler jornais e revistas. Também assiste muita TV. 

Eles não entendem como a Internet e suas redes sociais funcionam e gostam de consumir indo as lojas, bancos e supermercados. Também preferem ser atendidos por telefone ou presencialmente. 

O consumidor online, ainda assiste TV ou lê jornal de vez em quando, mas já é mais ligado em tecnologia, assiste Netflix, acompanha as notícias em diferentes feeds e não tem problemas em fazer compras online. 

Ele também acessa e paga por diversos conteúdos online, compartilhando sempre suas impressões sobre estes produtos e serviços nas redes sociais. 

E aqui vai um outro dado interessante, 87% dos internautas que costumam fazer compras online, só pesquisam estes produtos pela internet, ou seja, o relacionamento com a marca, loja ou produto e totalmente online. 

O número de consumidores mobile não param de crescer. Ele é o mais antenado de todos, pois utiliza seus tablets e smartphones para realizar diferentes compras e serviços. Eles compram de tudo pela internet e acessam bancos e outros apps com regularidade.

Ah! Alguns consumidores mesclam atividades na Internet podendo ser mobile e online, dependendo do que compra. Uma sugestão é fazer um mailing ou perguntar qual o canal que mais utiliza e ir montando o perfil do seu consumidor e em qual canal investir mais.

Outra dica: é impossível traçar uma estratégia de comunicação e de presença digital sem entender o perfil do seu consumidor. Fique atento, estude outras atividades ao seu redor e empreenda com segurança. 

Dê o seu melhor, pois com determinação, planejamento e trabalho, vale a pena empreender!! 

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O seu consumidor é a chave para seu sucesso....

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