A importância do limão azedo

by - junho 23, 2020



Antes de você ler esse texto, gostaria de propor algo... Olhe a foto dessa postagem  e pense no que o limão te lembra? Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça???
Nesses dias de Pandemia, ficar em casa, e ao rever tantos conceitos e situações ficou muito claro uma verdade... Muitos de nós tem o horrível hábito de sempre ver uma situação pelo pior lado.
E tem mais, de não enxergar as qualidades ou belezas de uma situação ou dos outros... mas, também é muito normal, enxergamos sempre o nosso lado como melhor, verdadeiro ou o mais correto e legal...
Hoje, queria falar dos relacionamentos entre irmãos, pais, filhos, maridos ou companheiros e amigos. Aqui vale também para os relacionamentos de trabalho, entre vizinhos, e vai por aí afora...
E faço uma nova pergunta: você enxerga o limão que está ao seu lado?
Veja bem, toda vez que alguém te ouve, te olha, te atende, cozinha, conversa, está disposta a te ajudar, a te dar carinho, a cuidar de você, a compartilhar um momento, se preocupar, a gostar ou querer bem, essa pessoa está passando uma claro mensagem: Ei! eu gosto de você, estou aqui, me importo com aquilo que vivemos, construímos... me importo com aquilo que temos, nossa amizade ou nossa vida ou nossa família... me importo com você. E aí vem o outro lado, como você retribui isso? Na loucura do dia a dia, na pandemia....na vida?
A maioria das pessoas, acaba criticando o outro, não assim não é legal, olha quando vc faz assim... não é bom, nossa, não gostei disso, melhora aquilo, faz daquele jeito, podia melhorar, você não é adequada, você erra sempre.
A comida não está boa, não dá desse jeito, não! Não é assim...
Nossa! Ele não sabe agir, é imaturo, não é legal... e pode ficar pior, quando falam para os outros sobre essa pessoa, comentam, compartilham....a mensagem, essa mensagem ou atitude, é muito mais profunda:  EU SOU MELHOR DO QUE VOCÊ!!! Sou mais sábia, mais apropriada, melhor, mais merecedora. Falo melhor, me comporto melhor, sou melhor...
Sim!!! A crítica tem a ver com PODER. Tem a ver com: eu quero, eu posso. Eu SOU MAIS, eu mereço mais....e o pior, tem a ver com minar a autoestima, a confiança e o amor próprio de outro ser-humano. Rebaixar alguém também acaba com a energia dessa pessoa e consequentemente, com a sua também. É uma atitude mesquinha e egoísta. É a mesma atitude egoísta daquele que bate ou agride... isso mesmo meus amigos, a mesmíssima atitude do que faz o ser humano se tornar um agressor: o poder e o domínio. Mas esse é um assunto para outro bate-papo, hoje, falamos da crítica.
Eu sou descendente de italianos. Falo com as mãos e interrompo as conversas, minha casa em família é uma loucura, mas uma loucura muito, muito boa. É o meu lar... italiano, louco, mas meu lar🏡. Por interromper, interagir, falar em cima do outro, já fui muito criticada, (não em família!) nossa você não deixa as pessoas falarem, sabe tudo, etc... já peguei olhares como quem diz... afff...
Uma vez foi aos berros que me falaram... Gente, me senti tão mal, tão pequena, tão diminuída... fiquei mortificada e com uma vergonha das pessoas que estavam junto. Por favor, não fiquem com pena, não preciso disso ok, estou realmente exemplificando uma situação... a pessoa que falou isso fez uma crítica em público desnecessária, deveria ter me falado longe dos outros... mas, ao fazer isso, demonstrou que o problema é dela e não meu... vocês percebem? Ao precisar fazer isso com outra pessoa, ela tem um problema.
O segundo ponto é: ao nos colocarmos no lugar do outro, não precisamos da crítica. Entendemos o outro, o aceitamos e com isso, mostramos respeito e consideração. Não interrompo os outros por mal, por ser a mais sabida. Interrompo por algo cultural e de família... e achava que tudo bem, sabe. Quem gosta de mim, iria gostar de qualquer jeito, mas não é assim, criticar sem se colocar ou entender o lado do outro, traz consequências. Hoje, sou menos expansiva em várias situações. E no final, as pessoas não conhecem meu lado verdadeiro. Acabam não conhecendo o melhor de mim. Exemplifiquei essa história para mostrar que ao criticar, você pode estar perdendo o melhor das pessoas a sua volta e deixando estas desconfiadas e com um pé atrás...
Analise suas atitudes com aqueles com quem você compartilha sua vida, seus momentos de lazer, suas amizade e no seu ambiente de trabalho.  Você enxerga as atitudes boas? Elogia? Agradece??? Já pensou que está pessoa está fazendo o melhor, tentando. Que ela não é você. E TUDO BEM SE NÃO FOR!!! Aliás que bom que não é. Como é bom ter diversidade de ideias e pensamentos. Interagir, entender e crescer.
E daí se ela pensa, age e sente diferente? Só por isso você crítica? Não dá valor?? O que ela pensa, como vê o mundo, o que sente não tem o mesmo valor do que o seu modo de enxergar?
Pense um pouco...
Ah!! E se você lá no começo pensou em como o limão é azedo... você pensou na crítica.  E te falo, que pena!!!
O limão é lindo! Na aparência, nas cores, nas propriedades nutritivas. O limão é excelente fonte de vitamina C, tem propriedades terapêuticas incríveis, faz um dos melhores refrescos que existe.... enfim é sensacional!!!
Tão sensacional como aqueles que compartilham sua vida com você.

You May Also Like

0 comments

Adoraremos saber sua opinião!