Empreender usando as tendências de consumo e mercado a seu favor.

by - março 01, 2019


Mostramos para vocês várias maneiras de empreender, nos negócios, na vida, na beleza, no estilo de vida. 

Empreender é olhar o futuro com outros olhos, reconhecendo suas potencialidades e, a partir daí transformar ideias e sonhos em realidades concretas. 

Empreender é entender o consumo, entender para onde o mundo caminha e qual serão as tendências que estarão em alta e aplicá-las nos seu trabalho ou no seu dia-a-dia. 

Mas para que servem estas tendências? 

Imagina que você queira lançar um produto e não tem grana para fazer uma pesquisa de mercado. Ao olhar as tendências saberá: qual a melhor cor para usar, quais elementos estarão na moda (o unicórnio ainda é legal, mas a lhama está vindo com tudo), como será o comportamento individual das pessoas, como será o comportamento coletivo das pessoas, o que o consumidor aspira. Enfim, te dará elementos para não errar. 

O mais legal é que existem empresas especializadas em pesquisa de tendências que compartilham algumas informações com leitores, ou seja, você tem acesso a uma parte importante das informações. 

Por exemplo, o caderno de tendências Sebrae 2018/2019 diz que o Ativismo genuíno  está em franca expansão e está ligada ao consumo consciente (lembra que na matéria sobre tendências para casamento falamos do ) 

Acesso a serviços e produtos sustentáveis já é considerado essencial no mercado, porém, o consumidor atual vai além e quer se relacionar com marcas que tenham um propósito e um posicionamento ético. Vide a preocupação em torno do consumo do plástico e suas consequências no meio ambiente. 


Ou seja, não adianta ter um produto top se sua atitude não é legal. Ah! E tem mais segundo uma pesquisa de 2018 do Shelton Group, consultoria de relações com investidores, 86% dos consumidores querem que as marcas se posicionem sobre questões sociais. 

Ou seja, vai lançar um produto ou oferecer um serviço se prepare para conquistar o cliente sendo sustentável e corretamente ético. 

Cliente participativo – não basta comprar, quero participar!! É assim que o consumidor de hoje pensa. E tem mais, quer ter uma vivência de marca única e, aqui vale lembrar de outra tendência que precisa ser olhada com atenção, a personalização – as empresas devem escutar os anseios e as necessidades dos consumidores na hora de elaborar seus produtos e serviços, ou seja, o caminho não é mais unidirecional feito da empresa para o público. Que máximo! Afinal, o cliente não quer ser mais enquadrado num formato e receber um produto pronto. Ele precisa ser ouvido e participar do processo.

E se pensarmos, é uma oportunidade única para reforçar a relação com o cliente, integrando-o ao processo de criação e construção dos produtos o que pode ser realizado por meio de ferramentas e recursos físicos ou digitais, como customizações, ações ou experiências. 

O consumidor em busca de experiências reais e autênticas. Isso mesmo, há uma enorme quantidade de opções de produtos com características e qualidade similares disponíveis, o que torna mais difícil fidelizar e conquistar o consumidor. 

Hoje, o preço não é o fator decisivo na experiência de compra, o consumidor já aceita pagar mais por um produto de uma marca que ofereça uma experiência única, ou seja, invista em ações e eventos que proporcionarem experiências mais imersivas, lúdicas e interativas inseridas em momentos e locais adequados a rotina dos consumidores, possibilitando um contato mais positivo do consumidor com sua marca ou produto. 

Lojas temporárias, trucks de produtos e quiosques podem ser uma excelente opção para esta aproximação. Ah! E não esqueça as mídias sociais para informar, pesquisar e fidelizar. 

E aí? Gostou? Para acessar, o caderno da Sebrae, clique aqui

Para ter ideias de tendências, acesse nossas redes sociais

Coloque em prática estas referências. 

Invista na sua empresa, no seu produto, em você! 


Empreenda!!!! 


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