Fazer doces é um ótimo investimento... segmento não para de crescer

by - abril 16, 2019


Chef Chocolatier Solange Piagge em parceria com a editora MemoriArte - foto Tatá Amato 


Muitas pessoas vêm qualquer crise como um péssimo momento, mas se você pensar além, verá que ela pode ser uma ótima oportunidade de empreender, criar algo novo ou pensar fora da caixa, como muitos dizem. 



E que tal transformar essa ideia em negócio de sucesso? 



Fazer doces pode ser uma ótima pedida. Muitas pessoas acreditaram nessa ideia e hoje tem empresas de sucesso e chegam a faturar milhões por ano. 

Você pode fazer milhares de doces e se especializar em algum desses nichos de mercado. Vale fazer tortas, bolos, bolos de pote, docinhos de festas... 

Se especialize e crie uma cakeria, brigaderia, tortaria, Cheesecakeria, enfim cada produto pode se tornar um nicho de negócios. 

Outra ideia é pegar uma receita de família, aquela receita antiga da vovó que fazia tanto sucesso, escolher ingredientes de qualidade e acertar a mão. 

Vale também observar o que o mercado oferece. Ah! e não esqueça de escolher o seu produto de acordo com a região do país que você está. Doces regionais só agregam valor ao produto e é por isso mesmo que diferentes sabores de brigadeiro não param de crescer. Para ter essa noção basta fazer uma rápida pesquisa de mercado e observar nas ruas, padarias, cafeterias, redes sociais ou o que está nas prateleiras de doceiras e supermercados.


MAS PORQUE VENDER DOCES?

Chef Chocolatier Solange Piagge em parceria com a editora MemoriArte - foto Tatá Amato 



Existem muitos motivos para você investir em doces, listamos abaixo alguns deles: 



- Investimento inicial baixo: você não precisa muito dinheiro para começar seu negócio. Alguns especialistas acreditam que com R$100,00 já se faz alguns variedades e oferece para possíveis cientes e interessados. 


- Trabalhar em casa: você pode começar a produção na sua casa sem ter custo com equipamentos. Isso é ótimo para te dar lucratividade e capital de giro. 

- Receitas fáceis: você começa sem ser especialista, pois a maioria das receitas são de fácil entendimento e execução. 

- Fácil aceitação de produtos: aqui vale dizer que as pessoas amam doces. Docinhos como Brigadeiro e Beijinho, por exemplo, são paixão nacional, mas qualquer doce é muito bem recebido o que torna o giro da mercadoria muito rápido, e tem mais, qualquer evento se torna um ponto de venda. 

- Giro rápido: vendeu, ganhou, ou seja, você recebe o que vendeu na hora e pode reinvestir o faturamento em seu negócio, sem burocracias. 

- Chefe de você mesmo: você não depende de mais ninguém para dar certo. Seus resultados são o fruto de seus esforços, de seu comprometimento e dedicação.


POR ONDE COMEÇAR 

Chef Chocolatier Solange Piagge em parceria com a editora MemoriArte - foto Tatá Amato 

Apesar de ser um ótimo negócio, com baixo investimento e bom retorno, é preciso saber estruturar o seu negócio da maneira correta desde o início.

Afinal é um negócio...... o seu negócio.

Por isso, anote as despesas e as receitas conforme produz e vende. Essas informações são primordiais, pois muitas vezes conforme aumentam as vendas, elas se perdem e aí você não sabe para onde está indo, o que está acontecendo com seu negócio e para onde vai o lucro que obtém. E o pior, não tem noção de qual o lucro real que está tendo.

Para começar o negócio do zero é preciso gerenciar alguns pontos importantes:

- Planejar seu negócio. Fazer um planejamento mesmo. Inclusive o Sebrae tem um Plano de negócios Sebrae online que vale a pena conhecer.

- Calcular o preço de venda correto dos doces. Importantíssimo!

- Agregar valor ao produto – sabores, embalagens, kits, diferenciais. A apresentação é tudo. E ela que vai vender seu produto em primeiro lugar e o que diferencia o preço final em relação aos outros produtos também.

- Pensar no Marketing – qual ferramenta usará para divulgar seu negócio. Qual mídia social, etc... hoje as redes sociais são essenciais para desenvolver uma marca e tem ferramentas incríveis para te ajudar, pois atualmente as relações virtuais são dinâmicas e em tempo real, e uma única publicação consegue atingir centenas de pessoas próximas a você.

- Invista em seu negócio – tire fotos com boa qualidade/alta resolução e escolha o seu produto mais bonito para apresentar, utilize frases de impacto na sua divulgação e um nome realmente impactante para sua marca. Use e abuse da criatividade.

- Apareça – coloque etiqueta com a sua marca, algum contato - telefone, Facebook, Instagram com suas informações básicas e seus diferenciais como “aceitamos encomendas para festas ou eventos”. Faça sua rede de divulgação comentando com seus clientes que você está nas mídias sociais e que aceita encomendas, por exemplo.

- Criar relacionamento com os clientes – fidelize seu cliente. Apresente o produto de maneira correta e de vez em quando faça uma produção especial para seus cientes, mostrando um novo formato, embalagem ou sabor. Também faça promoções, ofertas especiais e dê preferência de compra em edições limitadas de seus produtos. Seja proativa e resolva os problemas de seus clientes, SEMPRE!! Tenha excelência no seu atendimento. Invista nisso.

- Profissionalize-se – um dos grandes erros de quem investe e empreende e achar que conhece tudo sobre o negócio. Está errado. Todos nós temos o que aprender e qualificação é fundamental em qualquer negócio.

Existem inúmeros cursos online que ensinam fazer doces para vender ou aperfeiçoam a sua técnica, pois por mais conhecimento que você tenha, estes cursos trazem diversas dicas muito úteis que visam otimizar a produção, dando a noção dos processos industriais para seu negócio.

Sugerimos* alguns cursos que podem te ajudar neste processo 







Esperamos que vocês aproveitem estas dicas para empreender muito. Vale a pena!!

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Os doces dessa matéria foram feitos pela Chef Chocolatier Solange Piagge em parceria com a editora MemoriArte. Para saber mais sobre seu trabalho e cursos acesse: https://www.instagram.com/solangepiagge


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